O Egito Antigo foi uma vasta civilização e com certeza, uma das mais importantes para a história mundial.

Não é novidade dizer que eles foram os grandes responsáveis por uma série de acontecimentos e descobertas que até hoje são utilizadas por nós. Os egípcios compunham um povo que sempre estava em busca de melhorar a vida em sociedade, seja na forma de convivência ou em como executar suas atividades de forma mais eficaz.

Sem dúvida, suas maiores contribuições podem ser encontradas na arquitetura (lembrando das pirâmides), escrita e até mesmo na forma de contar a passagem do tempo, levando em consideração o calendário egípcio. Pensando nisso, nós aqui do Mistérios do Universo separamos abaixo 7 práticas egípcias impossíveis de acreditar que já existiam naquele período. Confere aí!

1 – Extraíram ferro de meteoritos

Em um túmulo egípcio bastante antigo, pesquisadores acabaram encontrando grânulos de metal. O que na verdade, é algo bem estranho, visto que os egípcios teriam começado a trabalhar com ferro apenas 2 mil anos depois. Mas então como teriam conseguido o metal? Bem, a resposta pode estar em um hieróglifo encontrado. Nele, existiam inscrições que, ao serem traduzidas, significavam “metal do céu”. Tal fato sugere que o material seja proveniente de meteoritos.

2 – Egípcios inventaram a pasta de dente

Embora ainda existam aqueles que duvidam, várias são as provas de que foram realmente os egípcios que inventaram a pasta de dente, cerca de 5 mil anos antes de Cristo. Segundo estudos, eles produziam uma pasta a partir de vários ingredientes que tinha à sua disposição. No entanto, ainda não está muito claro quais eram eles. Mas em todo caso, fica aqui nosso agradecimento, não é mesmo?

3 – Também usavam antibióticos como tratamento

Embora a saúde no Egito Antigo tenha sido um verdadeiro problema, eles já possuíam técnicas de medicina. Inclusive, também já faziam o uso de antibióticos, mesmo sem saber do que se tratava de fato. Teoricamente, os registros mostram que esses medicamentos surgiram apenas no decorrer do século 20, mas é algo completamente questionável.

4 – A primeira força policial do mundo

Segundo o que mostram dados históricos, a primeira força policial a surgir no mundo teve formação durante o Reino Médio Egípcio, cerca de 2050 a 1800 anos antes de Cristo. Uma boa curiosidade é que, além de cães, também contavam com a ajuda de macacos para os serviços. Eram formados pelos mais fortes e leais guerreiros. Protegiam os líderes e representantes das mais altas classes.

5 – Um dos pioneiros na produção de cerveja

Essa talvez não seja uma novidade tão grande. Houve uma época em que muitos povos utilizam a cerveja como forma de pagamento, mas tudo indica que os egípcios foram um dos maiores pioneiros na produção da bebida. Inclusive, estima-se que os trabalhadores das pirâmides também tenham recebido cerveja como moeda de troca pelo seviço. Mais uma vez, agradecemos!

6 – Tratavam infecções nos olhos

Os egípcios costumavam sofrer muito com doenças oculares, algo que os levou a tomar medidas preventivas. Foi a partir daí que surgiu a maquiagem nos olhos. Produziam a tinta a base de fuligem de carvão, sulfeto de chumbo e óleos, pois acreditavam que tais ingredientes eram essenciais para proteger os olhos contra as graves doenças que sofriam, e ainda dos fortes raios solares. Mais tarde, a maquiagem passou a ser mais utilizada como símbolo de beleza.

7 – Boliche

Acredite ou não, mas tudo indica que os egípcios já jogavam boliche. Parece que o hábito de reunir pessoas próximas para se divertir um pouco já é bem antigo. Arqueólogos encontraram uma espécie de sala de jogos, em um antigo povoado próximo do Cairo. Remonta aos 3 mil anos antes de Cristo e possui pistas esculpidas e ainda bolas de granito, com alguns furos para o encaixe dos dedos. No entanto, as regras eram um pouquinho diferentes. O objetivo principal era acertar a bola em um buraco ao fim da pista.

Comentários

Comentários

Share.