Produzir e pensar nas cenas finais de um filme não deve ser tarefa fácil. O final deve provar ao público que o tempo investido para assistir ao filme valeu a pena.

Por isso, grande parte dos melhores filmes já feitos, têm os melhores finais. Como todo espectador experiente deve saber, nem sempre final feliz é a melhor opção para um filme. Pelo contrário, desfechos inteligentes podem envolver morte dos protagonista e reviravoltas.

A dupla de anti-heróis mais conhecida do cinema, não acabou tão bem no filme Bonnie e Clyde, e Planeta dos Macacos mostrou uma das primeiras reviravoltas já vistas em um final de filme. Sem mais delongas, veja a lista que preparamos com alguns dos melhores finais de filmes de todos os tempos:

1 – Rocky: Um Lutador

A genialidade de Rocky está no seu senso de realidade. Rocky é o inimigo supremo, um personagem que trabalha para ganhar o respeito que ele acha que merece. Na cena final, o personagem ganha esse respeito mesmo quando ele perde a luta. O importante é que a perda de Rocky foi, por si só, uma vitória. Foi uma prova definitiva de que, mesmo que não conseguiu vencer Apollo Creed, ele provou que Creed também não poderia vencê-lo. Para Rocky Balboa, esta luta foi sobre provar que ele valia a pena, que ele não era o cara inútil que todos acreditavam que ele era.

2 – Fargo

Fargo é um dos melhores filmes dos irmãos Coen, e a cena final é a imagem ideal do bem fundamental de seus personagens. Como a maioria dos melhores filmes de Coen, Fargo é uma meditação sobre a natureza do bem e do mal em nosso mundo, e sobre as circunstâncias que transformam as pessoas comuns em criminosos. Diferente do que todos esperavam, a cena final concentra em um momento de simples intimidade entre Marge e seu marido, duas pessoas boas que vivem em um mundo que nem sempre atende aos seus ideais. Fargo é uma homenagem à bondade dessas pessoas.

3 – Sangue negro

Os momentos finais de Sangue Negro são chocantes, brutais e absolutamente espetaculares. O filme aborda a relação de pais e filhos, e sobre o trabalho que os homens devem fazer para se tornarem grandes. Em uma ótima performance de Daniel Day-Lewis como Daniel Plainview, vemos Plainview cometer assassinato na cena final. Ele não só bebe o milkshake de Paul Dano, mas o atinge por cima da cabeça com uma bola de boliche. O retrato do personagem sozinho em sua casa, cercado apenas por seus bens, diz tudo sobre a vida do homem e seu legado. Ele não tinha nada e ninguém. Ele estava completamente sozinho. Como o próprio Plainview diz: “Eu terminei”.

4 – Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas

Bonnie e Clyde são uma das duplas mais famosas do mundo cinematográfico. Os dois frequentemente infringem a lei, e geralmente ficam impunes. Na cena final, o par pára para ajudar um rapaz a trocar o pneu. O que eles não sabem é que o xerife que eles atacaram no início do filme, preparou uma emboscada para eles. Nestes momentos finais, armas disparam de todas as direções, e os dois são abatidos em uma névoa de insanidade que dura muito mais do que deveria. A intensidade da violência é realmente impressionante e Bonnie e Clyde acabam em um final súbito e horrível.

5 – O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão termina com uma cena no mínimo sinistra. O filme conta a história da facilidade com que o mal pode permear na vida de uma pessoa, e a cena final é o resultado natural dessa história. Quando Michael Corleone começa a assumir o controle dos negócios da sua família, vemos o homem que ele era, desaparecer – e a cena final comprova isso. Michael fecha a porta na cara da sua noiva. Isso representa que ele agora é um líder na sua família e um homem maléfico. O Poderoso Chefão mostra como um homem decente pode ser corrompido.

6 – Cidadão Kane

“Rosebud”. Cidadão Kane ainda é conhecido como um dos clássicos do cinema, e a palavra “Rosebud” faz parte disso. Na cena final, o Cidadão Kane revela o significado por trás desta palavra inicialmente sem sentido. “Rosebud” é um trenó. É o trenó de infância em que Kane costumava brincar antes de se tornar o rico magnata que o filme retrata. À medida que o trenó de infância queima, o legado de Kane também é destruído.

7 – Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos pode ter fornecido ao público um dos primeiros finais com reviravolta. Em seus momentos finais, o mundo estranho que uma tripulação de astronautas começou a habitar após uma aterrissagem, é revelado como o nosso. Este mundo, onde os macacos são dominantes e os seres humanos são criaturas serventes que não falam, é o Planeta Terra depois de uma invasão nuclear, e os astronautas no centro do filme não viajaram pelo espaço, e sim, pelo tempo.

Comentários

Comentários

Share.