Quando a primeira bomba de plutônio foi detonada no Novo México em 1945, deixou para trás vidro verde-tingido radioativo chamado trinitite. Analisar os níveis de zinco e outros elementos voláteis contidos nesse trinitite revelou agora uma reação química muito semelhante ao que acreditamos ter ocorrido quando a Terra colidiu com outro planeta há 4,5 bilhões de anos e lançou para o espaço os detritos que finalmente se fundiram em nossa órbita Como a lua, de acordo com uma nova pesquisa publicada quarta-feira na revista Science Advances.

f trinity b 20160513 - A primeira bomba atômica emulou a química poderosa que formou a lua

A folha trinitite criada no rescaldo do teste nuclear Trinity estende-se mais de 1.000 pés. Uma equipe de cientistas da Instituição Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia em San Diego estudou amostras coletadas de vários pontos ao longo do raio da explosão, entre 30 e 800 pés do centro. Eles descobriram que, ao contrário das amostras externas, o trinitite mais próximo desse centro tinha sido despojado de seus “elementos voláteis” que se vaporizam sob alta pressão, como o zinco. Acontece que o zinco que permaneceu tinha sido alterado quimicamente.

Trinity 15.0 sec from David Wargowski e1501761414275 - A primeira bomba atômica emulou a química poderosa que formou a lua

“Os resultados mostram que a evaporação a altas temperaturas, similar àqueles no início da formação do planeta, leva à perda de elementos voláteis e ao enriquecimento em isótopos pesados ​​nos materiais sobrantes do evento”, disse o geocientífico Scripps e principal autor James Day Em um comunicado de imprensa. “Esta tem sido a sabedoria convencional, mas agora temos evidências experimentais para mostrá-la.”

Lua e Terra 1 - A primeira bomba atômica emulou a química poderosa que formou a lua
O que isso tem a ver com a lua? O que aconteceu com a bomba de zinco site é basicamente o que aconteceu quando a lua foi formada. O calor extremo da reação nuclear no Novo México formou a folha trinitite, ea mesma reação química pode ocorrer no espaço, desde que a temperatura ea pressão sejam suficientemente altas.

“Utilizamos o que foi um evento que mudou a história para benefício científico, obtendo informações científicas novas e importantes de um evento de mais de 70 anos atrás que mudou a história humana para sempre”, disse Day.

Uma colisão entre a Terra e um planeta aproximadamente o tamanho de Marte tem sido a nossa melhor teoria de trabalho para a forma como a lua foi formada. Evidências recentes mostraram que a lua também poderia ter sido um monte de luas lil antes gravidade eventualmente compacta-lo na lua que conhecemos hoje.

A própria bomba Trinity foi alimentada pelo site de Hanford, que você pode se lembrar como parte do Projeto Manhattan.

Comentários

Comentários

Share.