Karachay é um pequeno lago situado no oeste da Rússia, que servia como local de despejo de lixo radioativo, há décadas pela União Soviética. De acordo com Worldwatch Institute este é o lugar mais poluído da Terra.

Na década de 40 o governo da União Soviética construiu uma “cidade secreta” chamada Chelyabinsk, que servia de base para produção de armas nucleares. Os resíduos químicos das fábricas eram despejados no rio mais próximo, o Techa que levava água a cidades e vilarejos.

Como a emissão de radiação do rio estava muito alta, os despejos passaram a ser feitos no lago Karachay. Em 1967 uma seca fez com que os resíduos fossem espalhados pelo ar, contaminando cerca de 180 mil pessoas. A radiação foi comparada ao efeito da bomba de Hiroshima.

5573068722614848 - O lugar mais poluído da Terra

Atualmente, o lago emite uma dose letal de radiação que é suficiente para matar uma pessoa em menos de uma hora de exposição. Se alguma barragem do rio Techa se romper, os resíduos podem alcançar correntes marítimas que chegariam até o Atlântico, causando danos incalculáveis ao meio ambiente.

Comentários

Comentários

Share.