O sanduíche é uma refeição famosa em praticamente todo o mundo. Em alguns lugares, é um pouco diferente, mas quase nunca foge do tradicional: dois pães e algum tipo de recheio entre eles. Mas você sabe a origem desse lanche tão famoso?

A história popular sobre a origem do sanduíche conta que a refeição foi nomeada em homenagem ao 4º Conde de Sandwich (condado da Inglaterra), John Montagu. A lenda diz que o conde era viciado em jogos de aposta, e não queria de jeito nenhum deixar a mesa de carteado, mesmo estando com fome.

Por isso, pediu para que um de seus cozinheiros lhe preparasse um lanche que fosse fácil de comer. Acatando às ordens de Montagu, o servente lhe ofereceu dois pães com um recheio no meio. Assim, de acordo com a história, teria nascido o sanduíche.

fotolia 67487597 subscription monthly m - Quem inventou o Sanduíche?

O nome da refeição de fato veio em homenagem ao Conde, mas a história popular não está completamente correta. O conto surgiu em 1770, em um livro de Pierre Jean-Grosley, um escritor francês, que fez a obra ‘Tour em Londres’. A anedota tem poucas linhas, e descreve o sanduíche como feito por um pedaço de bife e pão torrado. Mas existe algo além da famosa história.

O incidente, conta o portal “KnowledgeNuts”, supostamente aconteceu enquanto Grosley viajava por Londres, em meados de 1765, mas na verdade, Montagu provavelmente não se tratava de um viciado em jogos de aposta. Na época, o Conde lidava com os problemas da Administração Naval do Reino Unido, o tipo de trabalho que requer boas noites de sono para ser realizado. Desta forma, é muito pouco provável que as noites do Conde eram gastas em mesas de carteado.

mate couro refrigerante sanduiche bauru - Quem inventou o Sanduíche?

Alguns biógrafos também dizem que a ideia do hábito de jogar do Conde foi embelezada com o tempo. De acordo com eles, as apostas de Montagu não eram em jogos, mas em outras ocasiões. Certa vez, por exemplo, o Conde de Sandwich teria apostado que a diplomata francesa Chevalier d’Eon na verdade não era uma mulher, e ele tinha razão.

Além disso, alguns registros mostram que o Conde apostava em assuntos ainda mais supérfluos, como o comprimento de estradas. Ele também não tinha tanto dinheiro assim para cair no vício dos jogos, era um dos membros da classe superior com menos dinheiro no Reino Unido. Então foi um servente de Montagu que criou o sanduíche? Na verdade, não. Embora o nome da refeição tinha sido dada em homenagem ao Conde, há registros muito antigos de refeições muito semelhante ao sanduíche.

fotolia 58808131 subscription monthly m - Quem inventou o Sanduíche?

Hillel foi um sábio nascido no primeiro século antes de Cristo, no que um dia já foi a Babilônia. Ele viajou para Jerusalém com o intuito de estudar o Torá. E foi o seu trabalho sobre o Êxodo do livro sagrado que pode ter mudado a história das refeições para sempre. Em Êxodo 12:8, o Torá diz: ‘Coma a refeição nessa noite, assado em fogo. Com matzah e ervas amargas você deve comê-la’. E foi a interpretação de Hillel sobre essa passagem que deu origem à refeição.

Ainda não se sabe como ele fez para unir o matzah (uma espécie de pão sem fermento, mais duro do que o costumamos comer hoje em dia) e as ervas, mas alguns supõem que ele enrolou o recheio em carne. No começo, a refeição foi chamada de Korech, e passou de geração para geração, se popularizando em grandes partes do mundo, até que se tornasse famosa como sanduíche.

Comentários

Comentários

Share.