Fenômeno surge da colisão de dois mares profundos.

A Ilha de Ré se localiza em frente à cidade francesa de La Rochelle, no Oceano Atlântico. O istmo, de 30 km de comprimento e 5 km de largura, está unido ao continente por uma ponte construída em 1988 e é um dos destinos de férias preferidos pela classe alta europeia.

Lá, é possível observar um dos fenômenos marítimos mais curiosos do mundo. No seu litoral, formam-se periodicamente estranhas ondas quadradas, que desenham no mar uma grade semelhante a um tabuleiro de xadrez.

As estranhas ondas quadradas da ilha de ré

Essas estranhas ondas senoidais são geradas por dois mares profundos, que se colidem de forma oblíqua. Esse fato peculiar, associado à influência do vento, faz com que, na superfície da água, seja possível observar claramente o aparecimento de vários quadrados consecutivos.

Centenas de visitantes se amontoam no farol da ilha, construído em 1854, para observar o espetáculo natural. No entanto, as belas ondas quadradas são realmente perigosas para os nadadores, por isso, é recomendável ficar longe da água durante seu aparecimento.

Comentários

Comentários

Share.