A épica história da chamada Grande Inundação na China narra como, há 4 mil anos, uma imensa tempestade deixou grande parte do país debaixo d’água e à beira da ruína.

A lenda diz que um homem chamado Yu conseguiu desviar parte do fluxo de água, salvando os maiores assentamentos humanos. Esse foi o início mitológico da dinastia Xia, de acordo com vários textos apócrifos encontrados em cavernas milenares.

Até o momento, não existia nenhuma prova científica que sustentasse o relato. Agora, um grupo de pesquisadores acaba de publicar um artigo na prestigiada revista Science, em que explicam que a grande inundação de fato ocorreu.

1067018 - Cientistas encontram provas de uma grande lenda chinesa

Os cientistas descobriram, analisando os sedimentos do rio Amarelo, na China, e também 14 esqueletos encontrados na província chinesa de Qinghai, que existe evidência suficiente para afirmar que o rio teve um imenso transbordamento há milhares de anos. Os dados produzidos pela análise de radiocarbono determinaram que a inundação aconteceu em 1920 a.C., o que coincide com a lenda.

Um dos autores do estudo, o professor Darryl Granger, da Universidade Purdue, explica: “Essa foi uma das maiores inundações ocorridas no mundo nos últimos 10 mil anos. A enchente atingiu as aldeias localizadas a mais de 2 mil quilômetros do leito do rio”.

Comentários

Comentários

Share.