Cientistas franceses revelaram um protótipo funcional de um coração artificial totalmente funcional que usa tecnologias de satélites e aviões e bate quase exatamente igual ao nosso.

O dispositivo poderá salvar milhões de vidas, pois bate quase exatamente como um coração real usando sensores eletrônicos para regular as batidas e o fluxo sanguíneo. Segundo um dos cientistas ele usa o mesmo princípio nos aviões e no corpo humano: minúsculos sensores que medem a pressão do ar e a altitude em um avião ou satélite também estão no coração artificial.

Isso deve permitir que o dispositivo responda imediatamente se o paciente necessitar de um fluxo maior ou menor de sangue. Até o momento outros corações artificiais foram incapazes de realizar esta proeza e as batidas devem ser reguladas externamente.

transplante corazon - Coração artificial inovador é revelado

O aparelho foi testado apenas em animais e agora necessita de autorização para que testes clínicos em humanos sejam realizados. O coração artificial francês também é mais parecido com o coração real, pois possui duas bombas, ao contrário dos dispositivos anteriores; uma envia sangue aos pulmões e outra para o restante do corpo.

531510e485cc2 - Coração artificial inovador é revelado

Os materiais usados são o mais naturais possível incluindo polímeros e tecido de porco, que já foi utilizado em válvulas cardíacas implantadas em humanos. O coração artificial foi criado inicialmente para pacientes que sofreram de ataques com perda severa de músculo cardíaco ou tiveram parada cardíaca, mas poderá ser utilizado por pessoas que não estejam tão doentes. Doença cardíaca é a maior causa de mortes tirando mais de 17 milhões de vidas a cada ano. O preço do novo coração artificial está estimado em 150 mil euros ou U$ 192 mil.

Comentários

Comentários

Share.