Sistema é pioneiro no uso de computação quântica comercial.

O governo chinês está desenvolvendo, na cidade de Jinan, capital da província de Shandong, um novo projeto tecnológico que é promovido pelas autoridades locais como um marco em matéria de segurança informática. Trata-se de uma rede inovadora, que, utilizando a criptografia quântica, conseguirá estabelecer comunicações “inhackeáveis”.

O sistema estará disponível em breve para 200 usuários, dentre os quais membros do exército, do governo e dos escritórios de telecomunicação estatal. Eles poderão se comunicar pelo revolucionário método de criptografia ultrassegura.

Governo chinês desenvolve rede “inhackeável”

A rede funciona por meio de um código inserido em partículas de luz, o que faz com que qualquer tentativa de acesso à comunicação sem autorização prévia destrua a mensagem original. Esse mecanismo torna o sistema potencialmente inviolável e significa um salto quantitativo com relação às medidas de segurança de informática disponíveis no Ocidente.

Governo chinês desenvolve rede “inhackeável”

Com esse avanço, a China obtém uma enorme vantagem no campo da pesquisa em computação quântica. Embora haja redes quânticas operando na Europa e nos Estados Unidos, estas são, em sua maioria, projetos de pesquisa não comerciais.

Comentários

Comentários

Share.