No segmento apresentado pelo médico Dráuzio Varela, no programa Fantástico, ele falou sobre os abusos que o corpo sofre no começo da vida adulta podem ter conseqüências para toda a vida. Aos 20 anos já atingimos a estatura máximas, mas nunca deixamos de nos modificar.

Trilhões de células formam os órgãos e tecidos. Com o tempo elas ficam lesadas e envelhecem, mas são substituídas todos os dias. Órgãos inteiros são renovados. A cada dois anos removamos praticamente o corpo inteiro.

Alguns tecidos se removam mais depressa, como os cabelos, que são células da pele modificadas. Cada folículo capilar fica dentro da pele. A cada ano estas células permitem que fabriquemos 11km de pelos e cabelos pelo nosso corpo.

Exercícios

O corpo humano também é construído para o movimento e precisa dos exercícios físicos para fortalecê-lo. O coração, o músculo que mais funciona, é um excelente exemplo.

Os pulmões também se beneficiam com os exercícios, pois os capilares dos alvéolos são estimulados a crescer e podemos respirar melhor. A superfície dos pulmões poderia cobrir uma quadra de tênis se fosse esticada.

cerveja beer - O que os abusos fazem com o seu corpo?

O esqueleto ganha muito com os exercícios, pois a pressão nos ossos os fortalece. Osso velho é perdido e outras células vêm repô-las, fortalecendo-os.

Os músculos também se hipertrofiam com os exercícios. Eles compõem a terça parte do peso de um adulto e são formados por pacotes de fibra. Algumas atividades físicas causam danos aos músculos os espalhando e separando suas fibras, esse dano faz adicionar material extra e isso os aumenta.

Danos ao corpo

Mas há atividades que lesam os tecidos de maneira irreparável. A fumaça do cigarro não é a única coisa que destrói nosso corpo.

A audição é prejudicada pelos ruídos mais fortes. O problema está na cóclea, que transforma o som em impulsos elétricos. Como seus cílios são frágeis eles podem ser destruídos por sons intensos e de alta freqüência e nunca mais crescem. Assim perdemos a audição lentamente.

A bebida alcoólica aumenta a pressão arterial, perdemos a coordenação motora e falamos demais. Ele é um veneno quando consumido em excesso. O álcool muda o estado físico e mental. Os neurônios são afetados quando bebemos demais, a conexão entre alguns deles ficam mais rápidas e outras sinapses são bloqueadas.

alimentos ressaca 1 160939535 - O que os abusos fazem com o seu corpo?

O álcool engana o cérebro fazendo com que ele ‘pense’ que estamos cheios de água, produzindo mais urina. Desidratamos-nos e na manhã seguinte vem a ressaca com dor de cabeça e mal-estar.

O fígado, um órgão que realiza mais de 500 funções no corpo, tem que colocar ordem na casa. Ele é quem elimina as substâncias tóxicas ingeridas na bebedeira. E precisa de muita água para isso. O cérebro perde água para que o fígado possa trabalhar eliminando as toxinas, isso causa dor de cabeça.

Beber água, muita água, é a melhor atitude para curar a ressaca.

Comentários

Comentários

Share.