Pesquisadores descobrem as causas genéticas do envelhecimento humano.

Embora se estude há muitos anos as causas evolutivas do envelhecimento, as conclusões apresentadas até o momento eram, frequentemente, contraditórias. Agora, novos dados sobre o genótipo (informação contida em nossos genes) e fenótipo (junção do genótipo e de fatores ambientais) trazem novas possibilidades que poderão nos deixar mais próximos da resposta tão esperada.

lookingolder - Por que envelhecemos?

Um grupo de pesquisadores do Departamento de Ciências Experimentais e de Saúde da Universidade Pompeu Fabra (UPF), de Barcelona, e do Instituto de Biologia Evolutiva (IBE) – um centro conjunto da UPF e do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) – conseguiu identificar quais são as causas genéticas que justificam o envelhecimento humano. Para isso, analisaram as informações obtidas em uma década de pesquisa com bases genéticas de doenças complexas (Parkinson, câncer, diabetes, entre outras), testando diferentes teorias evolutivas do envelhecimento.

As mutações nas células do corpo (alterações em seu código genético) são produzidas a partir do nascimento e se tornam mais frequentes em uma idade avançada. Mas nem todas as mutações são sinônimo de doença: algumas delas são benéficas em certos momentos da vida.

Discreet signs that you are getting older - Por que envelhecemos?

Juan Antonio Rodríguez, primeiro autor do trabalho, afirmou que algumas das mutações benéficas na juventude podem se tornar prejudiciais na velhice. Apesar disso, a seleção natural faz com que essas mutações sejam transmitidas aos descendentes por se mostrarem positivas durante o período reprodutivo, deixando-nos mais propensos a uma velhice frágil e doente em prol de uma saúde melhor na infância e na juventude.

O estudo revelou que, depois dos 40-50 anos, uma vez que os genes foram transmitidos aos descendentes, a seleção natural fica cega. Assim, conforme afirmou a codiretora da pesquisa, Elena Bosh, talvez a decadência física na velhice seja o preço evolutivo que temos que pagar por chegarmos saudáveis na idade reprodutiva.

Comentários

Comentários

Share.