Quando falamos em acordar cedo, uma boa parte das pessoas é unânime em dizer que isso é uma “verdadeira tortura”, principalmente em estações frias e… quando a necessidade é estudar.

Não podemos ignorar que o sono matinal muitas vezes é causado pela privação de sono nas noites anteriores, que assegura efeitos completamente nocivos ao organismo, provocando além de baixo desempenho físico e intelectual, o aumento de peso e risco de transtornos depressivos. De acordo com a Neurociência, ninguém deveria estar estudando às 7 horas da manhã – nós iremos explicar o porquê.

dormindo marketing educacional marketing universitario10 - Segundo a ciência, ninguém deveria estar estudando às 7 horas da manhã

O neurocientista pós-graduado Fernando Louzada, da Universidade de Harvard, diz que “O sono é essencial para a concretização do aprendizado, a sintetização de novas ideias, o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de resolução de problemas.”

De acordo com seus estudos prévios, dormir auxilia a formação de memórias declarativas, das quais se incluem datas, nomes, locais, além da memória procedural, isto é, das atividades motoras. Louzada defende que todas as escolas deveriam alterar seu horário de funcionamento, já que essa parte da manhã é crucial ao bom desempenho obtido através do sono de crianças e adolescentes em sua fase de desenvolvimento.

De acordo com a NeurociC3AAncia ninguC3A9m deveria estar estudando C3A0s 7 horas da manhC3A3 2 - Segundo a ciência, ninguém deveria estar estudando às 7 horas da manhã

Para isso um experimento foi proposto: o desafio consistia em um jogo de videogame, no qual, quando as crianças e jovens não conseguiam passar de uma fase, podiam tirar um cochilo. O outro grupo que deveria persistir, sem a oportunidade de cochilar, teve seu desempenho extremamente reduzido em comparação com o outro grupo que desenvolvia com sucesso as tarefas, sendo que o horário também influenciava muito no desempenho de todos.

Conforme dados da Academia Americana de Pediatria, o horário ideal para o início das atividades seria a partir das 8:30h, apesar de existirem núcleos estudantis em que as aulas vão das 9h ao 12h, além de outros das 9h às 14h, e assim por diante.

sono - Segundo a ciência, ninguém deveria estar estudando às 7 horas da manhã

Louzada recomenda horários flexíveis nas instituições de ensino, já que esse tipo de escola permite que o adolescente durma uma média de nove horas por noite, ao contrário do modelo atual que, para que o jovem esteja às 7 horas estudando, deve dormir em um horário mais cedo. Com a rotina agitada com outras atividades como cursos de idiomas, natação, entre outros, as crianças e adolescentes dormem sempre mais tarde e isso acarreta sérios danos ao seu cérebro em processo de desenvolvimento.

Meu filho estC3A1 pronto para uma educaC3A7C3A3o multilingual.jpg - Segundo a ciência, ninguém deveria estar estudando às 7 horas da manhã

Há quem seja contrário à mudança, alegando que mesmo que os horários sejam alterados, os jovens acabarão por dormir cada vez mais tarde. Entretanto, Louzada replica: “Há uma grande diferença entre ter de ir dormir às 22h e poder ir dormir à meia noite. Independentemente do dia seguinte, jovens tendem a dormir sempre no mesmo horário e a melhor escola acaba sendo sempre aquela mais próxima, que permite mais horas de sono.”

Comentários

Comentários

Share.